Como vender mais motocicletas utilizando as informações que você já possui

Certamente você já recebeu em sua loja inúmeros possíveis clientes, uma parte deles você transformou em clientes, mas ainda são seus clientes?? Compraram novamente?? E os que não fecharam, porque isso aconteceu!?

Primeiro vamos analisar o processo de vendas ideal para sua loja de motos.



Basicamente, mas muito basicamente mesmo, vender uma moto é:

No processo físico do negócio: comprar a motocicleta, revisa-la, dar um banho de loja e colocar na vitrine.

E depois é preciso fazer o processo digital.
Você ainda não faz o processo digital? nem sabe o que é isso? Não se preocupe, continue nos acompanhando que certamente você vai aprender, eu garanto.

Então no processo digital, você tira fotos da moto, cadastra no seu site, nos portais de venda, no facebook, instagram, etc. E espera a coisa acontecer.

O que geralmente acontece na sua loja...
Quando chega um cliente, você conversa, negocia e fecha ou não. Se fechar negócio ok, vamos para outro negócio, simples assim!!!

Mas se não fecha o negócio, paciência, vamos para o próximo cliente....

Então você se pergunta, como posso aumentar minhas vendas? 
Será que investir em mais publicidade? 
Fazer brindes? 
O que mais poderia fazer?

Vou dizer a você o que sua loja pode fazer de diferente para aumentar as vendas e se destacar no mercado. Foque nos dados do motociclista, ele é a sua resposta.

Você sabe se esse motociclista que não comprou da sua loja, comprou em outra loja?
Se sim, porque? Foi por preço, a moto era melhor, menos km, ou um melhor atendimento da concorrente?
E se ele ainda está procurando uma moto com menos km, outra cor, que já possua acessórios, ou que aceite a dele como entrada!! 
O que mais sua loja poderia oferecer?

Você precisa saber desses detalhes e muito mais.

Ah mas você deve pensar. E sei disso tudo! Mas o que você está fazendo com essas informações???

Talvez seus problemas nesse caso são:
Não lembrar o que ele buscava;
Não lembrar qual foi a negociação anterior;
          E não lembrar de avisá-lo quando o que ele estava buscando entrou no estoque da sua loja;

Para ajudar você a lembrar de todos esses detalhes sua loja vai precisar de um software capaz de auxiliar no gerenciamento dos seus clientes, e de seu estoque, que faça o cruzamento automático do que o cliente esta buscando e o que entrou no seu estoque sem que você precise perder tempo para isso. Se quiser conhecer as funcionalidades do Motohub que podem lhe ajudar nesse relacionamento com seus clientes, clique aqui.

Como aumentar a retenção de clientes na sua loja

Vendendo ou não vendendo para um cliente que veio até sua loja, por conta própria e praticamente sem custos diretos para atraí-lo, você deve criar um cadastro dele, com o maior número de detalhes possíveis:
 - que motocicleta ele está procurando,
 - quais características específicas, 
 - qual motocicleta ele possui na troca, 
 - ele tem urgência ou é só uma pesquisa para quando quiser trocar, 

Esse cadastro vai ajudar sua loja a construir uma lista de clientes, que possivelmente irão aumentar o seu faturamento no curto, médio e no longo prazo gradativamente.

Se sua loja fechou o negócio com o motociclista, e ele está satisfeito, provavelmente fará outros negócios no futuro, mas não dá para deixar isso ao acaso, você precisa tomar providencias para isso acontecer, caso contrário a concorrência o fará.

Um motociclista um dia possivelmente irá pensar em uma moto maior, mais cilindradas ou mais nova, e onde ele irá procurar???

Onde for mais conveniente para ele!!!

E onde é isso??? Na loja que está mais próxima dele, não de localização geográfica, mas de relacionamento, a loja que manteve contato com ele, sobre manutenção, informações da categoria, por e-mail, por whats, convidando para eventos, contando novidades, isso é relacionamento com o motociclista e sua loja precisa implantar isso no seu processo de vendas.

Entenda um cliente que comprou a 3 anos atrás e nunca mais apareceu, não é um cliente perdido, é um cliente em potencial, basta você nutrir esse cliente que ele voltara a comprar na sua loja.

E se o cliente não ficou satisfeito! Ahh então sua falha é grave, mas pode ser contornada, descubra o porque e resolva, doa a quem doer, inclusive se tiver que sacrificar o seu lucro para isso, pois um cliente perdido assim, vai embora com rancor e leva consigo uns outros 3 ou 4 amigos que seriam possíveis clientes.

O processo ideal para o crescimento da sua loja é: captar clientes, deixa-los satisfeitos com seus produtos/serviços e manter um bom relacionamento para que sempre voltem a fazer negócios com sua loja, aumentando a recorrência e seu lucro.

Seu lucro aumenta quando um cliente volta e você não precisou gastar para atraí-lo.

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